Campo Grande-MS, 17 de Novembro de 2017.

Imprimir Página    Aumentar fonte do texto Diminuir a fonte do texto
Artigos

Caminhada sem erro

26/06/2010

Começar a praticar o esporte com passadas leves pode ser uma boa opção. Veja dicas para não exagerar durante a atividade nem cometer erros que podem ser prejudiciais no futuro.

A caminhada é o começo de tudo. A maioria dos corredores de hoje começou na atividade física caminhando e pegando ritmo para uma possível aceleração nas passadas no futuro. Entretanto, ela não é apenas o simples movimento de andar, mas sim um trabalho que serve como base para o atleta de amanhã.

“A caminhada é uma prática esportiva acessível para todos e pode ser um passo para começar com a corrida. O andar dá para o praticante uma melhor progressão muscular, o que é importante para quem quer correr”, afirma Cleber Kenji Koide, diretor técnico da Equipe Corpo Ativo.

Além do fortalecimento da musculatura, a caminhada também proporciona outros benefícios para quem pratica. Habituação dos treinamentos contínuos, melhora na parte aeróbia, gestos e movimentos corretos e uma melhor respiração são os pontos fortes.

Erros existem
Os erros são comuns para quem está começando a praticar um esporte ou uma atividade que não está acostumado. Na caminhada não é diferente. Existem muitos erros involuntários e até ocasionados pela falta de atenção que devem ser corrigidos para a melhora do desempenho.

Entre os que se dão por falta de atenção estão: não usar uma vestimenta adequada (calção, camisa com tecido especial e tênis apropriado), arrastar os pés durante as passadas, falar ao celular, caminhar de mão dada com namorado/a, caminhar comendo ou sem se hidratar e até o uso de acessórios dispensáveis (carteiras, chaveiros, bolsas, guarda-chuvas e etc). Algumas destas atitudes podem parecer inocentes e sem importância, mas para o futuro podem acarretar problemas na postura e na respiração.

“Para esse tipo de deslize, apenas prestar atenção basta, o que já ajuda no desempenho do recém-atleta. Contudo, se o erro não for corrigido, pode gerar mais problemas no futuro, já que eles interferem na prática ou em um possível adiamento em passar para da caminhada para a corrida”, diz Marcelo Lopes, diretor-técnico da Assessoria Esportiva Run All Way.

Porém, também existem erros técnicos, que podem ser ajustados através persistência e informação sobre a atividade. Entre estes estão respirar de maneira equivocada, o que pode gerar dores e uma improdutividade durante os treinos, posição errada dos braços, muitas vezes para baixo, e até mesmo não estabelecer parâmetros para a atividade. Colocar uma meta de distância ou tempo pode ser essencial para que você não exagere e exceda seus limites.

“Em caso de dúvida o corredor pode buscar informações com um profissional especializado no assunto, porém ele também pode ter outras fontes, como em matérias, que auxiliam em muito os atletas”, explica Koide.

Além de buscar conhecimento, o praticante também deve almejar a motivação. Para isso acontecer, é preciso traçar metas, pensando no que quer no esporte daqui a dois anos, por exemplo. “O caminhante tem que pensar no futuro e almejar o que mais quer, como começar a correr bem ou até mesmo ir para uma maratona algum dia. O importante é ter motivação para os treinamentos e saber aonde quer chegar”, finaliza Lopes.

Por Maurício Belfante - O2 por Minuto

Enviar para um amigo compartilhe

Comentários (1):

SportsEventos 11/07/2010 19:58

Olá Pessoal, estamos disponibilizando esse novo espaço, para os usuários compartilharem suas idéias e fazer seus comentários. Sintam-se a vontade. Participem!!! Equipe SportsEventos.

deixe seu comentário:

A SportsEventos não se responsabiliza pelo conteúdo de nenhum comentário, o qual não é revisado. Todavia, havendo necessidade, a SportsEventos reserva-se o direito de reprovar, eliminar ou alterar comentários em desacordo com o propósito do site.

Nome *

E-mail * (não será publicado)

Mensagem *

Informe o código de segurança que está na imagem

Não consegue ler a imagem? Clique aqui

Voltar para página anterior      ir ao topo do site
Facebook Sportseventos
YouTube - Assista aos vídeos Facebook - Torne-se Fã!
Copyright (c) 2009 - Todos os direitos reservados - By Agênciatec