Campo Grande-MS, 17 de Novembro de 2017.

Imprimir Página    Aumentar fonte do texto Diminuir a fonte do texto
Artigos

Correr... Por Nayara Osmar

13/09/2011

Correr é uma arte

“Correr é uma arte que traz no peito de cada ser humano uma pulsação diferenciada, um ritmo de energia que entra pelo corpo dando a sensação de não pertencer somente a você, quando uma prova acontece, nota-se pela largada, aquele quantidade de pessoas, acumulando toda aquela energia que poderia acender milhões de lâmpadas do universo, são milhares de corações pulsando, pensamentos sendo jogados ao universo, todos com o mesmo objetivo.

Cada quilometro do percurso, os pés parecem ganhar asas, os pensamentos vão criando formas, como se fosse um impulso a cada passo, nos fazendo flutuar em sentimentos e sensações talvez nunca antes descritas, ou talvez nunca definidas. Cada ser humano carrega suas emoções ao longo de uma prova, os motivos para estar ali são os mais diferenciados, a trajetória é pessoal, mas a vibração é coletiva, o corpo vai liberando energia em forma de alegria, o que os cientistas chamam de endorfina sendo liberada dando a sensação de prazer.

Sua mente trabalha para se manter vivo a cada quilometro, o coração está nos pés, os pensamentos voam, buscamos nossas inspirações para não desistir, nem deixar o cansaço vencer, as palmas e incentivos dos que encontramos pelo caminho, sejam os que estão correndo, dos que estão trabalhando ou os espectadores. Quisera eu ter a tradução perfeita para cada rosto encontrado no meio do percurso, todos com o sorriso estampado, como se soubessem de toda a nossa luta para estar ali, como se nos conhecessem por dentro, trazendo aquele incentivo carregado de emoções.

Correr não é uma ação concreta, mas abstrata, cada uma sente e vive de uma maneira, tudo é intenso, rápido e mutável que esconde dentro de si pequenas partículas de sofrimento, que vão sendo suprimidos pela mente, fazendo o corpo restabelecer o fôlego, condicionar o cansaço e inibir a dor de forma a não desistir. Cada um acha seu motivo para se manter inteiro até a linha de chegada e não há limite quando o coração bombeia as emoções e transporta ao cérebro a sensação de euforia quando o pé ultrapassa a linha de chegada, o cansaço desaparece, e vem a pureza da alegria.

A corrida é mente, superação, progressão, nenhum prova é igual a outra, cada uma carrega dentro de si, uma experiência única, quanto maior o desafio, mais barreiras são quebradas, mais você quer viver aquilo, e por isso correr é um vício, pois tudo passa tão rápido e é vivido de forma tão intensa, que você nunca quer parar.

Correr pra mim foi a forma que encontrei de me sentir livre, foi a forma que Deus me mostrou de me sentir abençoada!!! Se eu pudesse guardaria em uma cápsula todas as sensações vividas em uma prova, pois quando algo termina, nada pode ser mudado, nada pode ser revivido, apenas lembrado, pois a gente muda como muda os passos, e nada do que foi será novamente vivido da mesma maneira, com a mesma intensidade.”

Por Nayara Osmar
http://facebook.com/nayaraosmar
@nayaraosmar (twitter)

Enviar para um amigo compartilhe

Comentários (13):

Nilu Shigueru Arashiru 13/09/2011 21:25

Nayara, lindo texto, inteligente, profundo e de grande valor, posso afirmar sem erro, vc é uma atleta amadora ímpar e agora acabei de saber que és tb, uma escritora profissional ímpar.

CRISTIANE CASTELACI - Fisioterapeuta 14/09/2011 15:43

Lindo !!! Que nossas vidas sejam uma eterna "CORRERIA" !!! Parabéns Nayara!

Elizabeth Osmar de Oliveira 14/09/2011 17:40

Você é simplesmente maravilhosa! Não é somente pelo fato de você descrever com propriedade as ações e emoções vividas durante as corridas, mas pela força de vontade, coragem que a levaram a enfrentar as ruas que seguem a sua frente, só para correr, e principalmente por vencer passo a passo a si mesma, superando as fragilidades e limitações humanas, que muitas vezes vai além das forças, vontade e domínio para findar uma corrida. Parabéns! Mammis.

Gisele Laranjeira 14/09/2011 20:30

Você conseguiu expressar o que a maioria de nós sente ao correr, sempre quis encontrar um descrição do que sinto nesse momento que para mim é mágico, obrigada NAYARA.

Mufida Alle 14/09/2011 20:47

Sempre soube do seu talento para escrever e emocionar, mas o que me surpreendeu foi a poesia vinda do esporte, do casamento do físico com o espiritual que vc acabou de celebrar! Continue correndo e sorrindo. Beijos

José Marcelo Garcia 14/09/2011 22:17

Parabéns pelo artigo, você que conseguiu transcrever em palavras a emoção e o sentimento de correr. Vejo como um importante incentivo a todos que queiram experimentar essa atividade. Beijos,

Michelle Freesz 15/09/2011 16:31

Show de bola!!! E impressionante como as pessoas abrem as suas mentes para visoes tao particulares.valeu por essa oportunidadem beijos

Denise Barros 19/09/2011 10:57

MAYARA PARABÉNS !!!! Fiquei emocionada e as lagrimas desceram, quando terminei de ler. Você conseguiu expressar a emoção e superação de cada corrida.

Armando 26/09/2011 23:40

Realmente a colega foi feliz ....

Fabiano 02/01/2012 22:05

Nayara teu texto expressa o que nós membros da estirpe de verdadeiros corredores sente nessas horas, não há palavras pra descrever, só sensações! Vc é uma verdadeira RUNNER! Beijão, saudades, Fabiano.

sandra 28/02/2012 13:54

Nayara, comecei a correr a 4 meses e lendo seu texto, me senti nessas sensações maravilhosas! a corrida p mim foi um desafio, parabens p nós! somos vencedoras!!

Camila Maricato 30/03/2012 18:59

É prazeroso ler esse texto, não somente pelas palavras que você encontrou para expressar a sensação de correr e se sentir livre. Mas também pela forma como expressa os sentimentos que isso tudo te traz. Essas linhas são capazes de incentivar e impulsionar qualquer um que queira experimentar o que é sentir o pulsar do coração acelerado, as gotas de suor escorrendo pelo rosto e ainda a inexplicável sensação do vento batendo contra o rosto. Eu sei, você vai longe! Beijo

Claudemir Souza 21/07/2012 11:50

Nay, todas as coisas que você citou acima são uma completa realidade das pessoas que correm com amor e é uma maravilhosa inspiração aqueles que desejam iniciar a correr. Um grande abraço de seu amigo Claudemir Souza(treinador RUNNERS)

deixe seu comentário:

A SportsEventos não se responsabiliza pelo conteúdo de nenhum comentário, o qual não é revisado. Todavia, havendo necessidade, a SportsEventos reserva-se o direito de reprovar, eliminar ou alterar comentários em desacordo com o propósito do site.

Nome *

E-mail * (não será publicado)

Mensagem *

Informe o código de segurança que está na imagem

Não consegue ler a imagem? Clique aqui

Voltar para página anterior      ir ao topo do site
Facebook Sportseventos
YouTube - Assista aos vídeos Facebook - Torne-se Fã!
Copyright (c) 2009 - Todos os direitos reservados - By Agênciatec