Campo Grande-MS, 17 de Novembro de 2017.

Imprimir Página    Aumentar fonte do texto Diminuir a fonte do texto
Artigos

Corrida com baixa umidade

25/08/2010

Às vezes você não pode fugir das situações adversas na hora da corrida. O tempo seco é, sem dúvidas, um dos maiores adversários dos corredores, tanto nos treinamentos quanto nas provas. Porém, você não precisa deixar de dar suas passadas quando a umidade não te favorece, basta tomar algumas precauções.

“O alteta não precisa deixar de treinar em um dia com baixa umidade, ele pode correr sim, mas é importante que alguns cuidados sejam tomados, como com relação à hidratação e ao horário de treinamento”, afirma o professor Zeca, diretor técnico da assessoria esportiva Z. Track.

“Nos dias mais secos, optar por praticar a corrida pela manhã, bem cedo, ou pela noite, ajuda, já que o sol não incomoda tanto e a taxa de umidade nesses horários é mais elevada”, completa o treinador.

Os perigos do tempo seco
Sabe aquelas sensações de secura na garganta e no nariz e de irritação nos olhos? Esses sintomas são os mais comuns quando a umidade do ar está baixa. E se esses incômodos atingem a todos, com o corredor não é diferente. Além disso, o atleta está sujeito também a outro problema, como explica Adriano Bastos, atleta de elite e diretor técnico da Adriano Bastos Treinamento.

“Durante o treinamento o corredor pode sentir mais dificuldade na respiração, já que o oxigênio no ar diminui. Além disso, a área com mucosas sofre com ressecamento, o que pode gerar sangramento na região nasal”, explica o treinador, que completa.

“A dica é que em vez de o atleta fazer um treino muito forte, é que ele faça uma corrida um pouco mais leve, de baixa intensidade, até porque, além de ele sentir mais dificuldade para manter o ritmo, o corpo fica mais fadigado, por causa da falta de oxigênio”.

Que cuidados tomar?
“O corredor não pode esperar sentir sede para se hidratar”, resume o professor Zeca. Como o tempo seco muitas vezes está associado à temperaturas elevadas, a hidratação deve receber atenção especial.

“Em dias assim, quem pratica o esporte perde mais líquido que o normal. Por isso é importante que o corredor beba muita água, não só antes e depois do treino, mas também durante, já que esta é a hora que o corpo está sendo mais exigido, e se não houver reposição a recuperação fica prejudicada”, diz Bastos.

Além da hidratação, as vestimentas também influenciam na hora de praticar a atividade física, como fala o treinador. “Optar por roupas mais leves e claras, que facilitem o processo de transpiração, é a melhor opção nesses casos”.

Fonte: O2 Por Minuto - Fausto Fagioli Fonseca

Enviar para um amigo compartilhe

Comentários (1):

Tina 13/02/2011 19:44

Não Gostei,Vcs Não Me Derão A Resposta Qe Eu Qeria.;.;..;.;.;.;.

deixe seu comentário:

A SportsEventos não se responsabiliza pelo conteúdo de nenhum comentário, o qual não é revisado. Todavia, havendo necessidade, a SportsEventos reserva-se o direito de reprovar, eliminar ou alterar comentários em desacordo com o propósito do site.

Nome *

E-mail * (não será publicado)

Mensagem *

Informe o código de segurança que está na imagem

Não consegue ler a imagem? Clique aqui

Voltar para página anterior      ir ao topo do site
Facebook Sportseventos
YouTube - Assista aos vídeos Facebook - Torne-se Fã!
Copyright (c) 2009 - Todos os direitos reservados - By Agênciatec