Campo Grande-MS, 17 de Novembro de 2017.

Imprimir Página    Aumentar fonte do texto Diminuir a fonte do texto
Artigos

Corrida e Palmilhas Esportivas

22/07/2011

Palmilhas posturais e esportivas
Palmilha esportiva - um grande aliado do atleta na prevenção de lesões e na melhora da performance

O atleta, profissional ou amador, é um indivíduo que precisa de uma atenção especial quando se trata de vestuário, calçados e em particular as palmilhas. Este complemento do calçado tem uma importância maior por estar diretamente em contato com a região plantar.

Os pés são as primeiras estruturas que entram em contato com o solo. Eles acabam absorvendo o impacto das passadas e podem não suportar os desgaste e sofrer vários tipos de lesões. Com a corrida, há uma maior sobrecarga de forças geradas pela ação da gravidade (peso corpóreo sobre o solo) e o contrário a essa força, ou seja, do impacto do solo sobre os pés.

Esta região tem uma densidade muito grande de neurosensores (baroreceptores) que captam as variações de pressão e deslocamento e as enviam para o sistema nervoso central. As palmilhas são confeccionadas de acordo com o tipo de pé ou pisada(pronada, supinada e neutra) a fim de obter através dos pés uma melhor performance prevenindo futuras lesões. Essas palmilhas esportivas não atuam somente com uma função mecânica, mas também tem funções proprioceptivas, ou seja, o sistema nervoso central tem forte influencia sobre a postura.

Esta condição justifica a necessidade de um calçado especial, ou pelo menos que apresente condições que favoreçam o desempenho do individuo durante a sua atividade física.

Um novo conceito e um novo design. São desenvolvidas e direcionadas para o futebol, tênis, golfe, basquete, voleibol, corrida, caminhada. As palmilhas esportivas buscam distribuir a força de reação do solo por toda região plantar , joelhos, quadril e coluna. Por estarem posicionadas entre o pé e o calçado, promove um aumento na eficiência do controle postural durante as atividades esportivas.

As palmilhas esportivas apresentam duas características bastante importantes que são absorção de impacto e propulsão:

a) são composta de material absorvedor de impacto denominado Plactel
b) material que apresenta características de propulsão durante a marcha ou corrida chamada Elastenil

Com isso, consegue-se absorção de até 92% do impacto e ganha-se performance devido a melhor propulsão durante a corrida.

Aavaliação é clínica, por objetivo, identificar alterações biomecânicas nos pés, e distribuição plantar do peso corporal. Analisa a pressão plantar sobre o podoscópio. Com esse método, é possível reconhecer, na pisada, anormalidades que necessitem de compensação, de proteção ou uso de palmilha, assim como detectar, na marcha, problemas que sejam passíveis de correção por meio de exercícios especiais.

Faça sua avaliação!

Por Juliana Frigeri
Fisioterapeuta - Formação em podoposturologia (Reprogramação postural através de palmilhas)
CREFITO 9- 2575-LTT-F
Consultório: Studio Runners Esporte e Sáude
Avenida Raul Pires Barbosa, 804 - Chácara Cachoeira
Fone: (67) 3027-5020
E-mail: contato@gruporunners.com.br

Enviar para um amigo compartilhe

Comentários (0):

deixe seu comentário:

A SportsEventos não se responsabiliza pelo conteúdo de nenhum comentário, o qual não é revisado. Todavia, havendo necessidade, a SportsEventos reserva-se o direito de reprovar, eliminar ou alterar comentários em desacordo com o propósito do site.

Nome *

E-mail * (não será publicado)

Mensagem *

Informe o código de segurança que está na imagem

Não consegue ler a imagem? Clique aqui

Voltar para página anterior      ir ao topo do site
Facebook Sportseventos
YouTube - Assista aos vídeos Facebook - Torne-se Fã!
Copyright (c) 2009 - Todos os direitos reservados - By Agênciatec