Campo Grande-MS, 17 de Novembro de 2017.

Imprimir Página    Aumentar fonte do texto Diminuir a fonte do texto
Artigos

Ouvir música durante a corrida tem prós e contras

08/07/2011

Fones de ouvido Bluetooth (Foto: Divulgação)

Para muitos, corrida e música formam uma bela dupla. Vários praticantes, assim que colocam uma roupa e um calçado adequados para a corrida, logo pegam o dispositivo de som e o fone de ouvido, que dificilmente ficam de fora. Com o avanço da tecnologia, que produz equipamentos cada vez mais compactos e de fácil adaptação ao esporte, e o acesso a um grande número de músicas, a prática se populariza. Mas antes de associar a música ao treinamento, é preciso ponderar sobre as influências positivas e negativas desse costume.

VANTAGENS

A música pode “facilitar” a corrida: estudos demonstram que ela reduz a percepção de intensidade do exercício em cerca de 10%. A noção de esforço dispensado pelo corredor é reduzida e ele tem a sensação de que pode correr mais rápido e por mais tempo. Isso não ocorre em níveis altos de esforço — nesse caso, o cérebro muda sua atenção dos estímulos externos para os internos.

Torna o exercício mais satisfatório, o que melhora as funções cerebrais: a música também eleva aspectos positivos do humor, como entusiasmo e felicidade, enquanto reduz aspectos negativos, como tensão, cansaço e confusão. Por isso, ela pode ajudar no desempenho, já que trabalha na questão emocional do corredor.

Maioria dos corredores pode ser favorecida com a música: atletas que levam o esporte a sério se concentram intencionalmente nas informações internas, como respiração, batimentos cardíacos e tensão muscular, o que pode ser perturbado pela música. Mas esse tipo de praticante é minoritário. A maioria dos corredores, que não são sedentários, mas que atua em níveis não comparáveis aos de um profissional pode ter na música uma força motivacional.

Música melhora a corrida na esteira: a corrida em ambientes abertos distrai graças aos aspectos da paisagem. Na esteira, esses estímulos não estão presentes, o que torna a música bastante útil. Quanto menos se percebe o esforço, menor o tédio.

DESVANTAGENS

A música pode tirar a percepção de problemas da corrida: ouvir música distancia o praticante dos outros sons produzidos pelo ato de correr, como a respiração e o impacto das passadas, que são informações importantes. Correr ouvindo música também afasta a pessoa do ambiente em que ela está, o que pode ser perigoso. O corredor pode não ouvir um carro, uma pessoa atrás dele, ou as instruções dadas pelos organizadores de uma prova.

O praticante pode ficar “viciado” em música: corredores de elite podem ter maior tendência a não precisar de auxílio externo para lidar com a suposta monotonia da corrida. Mas todos os praticantes podem se tornar dependentes de música. Pode-se chegar a um ponto em que você perde a noção daquilo que é realmente motivador para você, como a sensação de energização provocada pela corrida.

A música pode tirar o benefício de relaxamento do esporte: dependendo dos níveis de concentração no que está tocando, o corredor pode deixar de se distrair numa corrida, o que inibe o potencial de entretenimento da prática. Esse detalhe é importante, já que a corrida é uma das poucas oportunidades para muitas pessoas não se concentrarem muito em algo.


A música pode favorecer o treinamento e tornar o exercício mais prazeroso, mas deve cumprir o papel de auxiliar na prática da atividade física. Não deve, portanto, representar algo primordial. Se perceber que ela está atrapalhando, ou que depende demais dela, o corredor deve diminuir o seu uso. Mas o importante, independe se ouvindo música ou não, é sair do lugar.

Fonte: Saúde Plena

Enviar para um amigo compartilhe

Comentários (2):

Sportseventos 10/07/2011 15:23

E você, correr com música ou correr sem música? dê sua opinião!

Jailton E.silva 13/07/2011 18:06

muito boa está matéria e tem muito fundamento, correr ouvindo musica realmente é muito bom e prazeroso, mais tem a suas desvantagem, treinei uma semana com fones de ouvido e tinha a sensação que não cansava e com isso só amentava a minha velocidade e km e por não estar atento a minha respiração e pasadas tive que me afastar; por não estar atento machuquei minha calena e juelho e estou sem treinar, deixo minha dica correr só com um fone de ouvido para não perde o contato com suas pasadas, não sei se é recomendavel, mais vamos correr porque o bom mesmo é você escutar o barulho do vento te ajudando ou contra você. boa sorte a todos corredores!!!

deixe seu comentário:

A SportsEventos não se responsabiliza pelo conteúdo de nenhum comentário, o qual não é revisado. Todavia, havendo necessidade, a SportsEventos reserva-se o direito de reprovar, eliminar ou alterar comentários em desacordo com o propósito do site.

Nome *

E-mail * (não será publicado)

Mensagem *

Informe o código de segurança que está na imagem

Não consegue ler a imagem? Clique aqui

Voltar para página anterior      ir ao topo do site
Facebook Sportseventos
YouTube - Assista aos vídeos Facebook - Torne-se Fã!
Copyright (c) 2009 - Todos os direitos reservados - By Agênciatec