SportsEventos - Assessoria e Eventos Esportivos

Definidos os brasileiros para a Maratona dos Jogos Olímpicos

02/05/2012
Endereço: http://www.sportseventos.com.br/noticia.aspx?Definidos-os-brasileiros-para-a-Maratona-dos-Jogos-Olímpicos&i=489
O prazo para obtenção do índice para as maratonas masculina e feminina dos Jogos Olímpicos de Londres encerrou no domingo (29/04) e a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) confirmou na segunda-feira (30/04) o nome dos representantes do País.

Para a prova masculina, o Brasil levará o máximo de três atletas que conquistaram o índice A. Marílson Gomes, Paulo Roberto de Almeida Paula e Franck Caldeira são os classificados.

Marílson estava com a vaga garantida por critério técnico da CBAt (ter um dos 30 melhores tempos do mundo em 2011) e confirmou a vaga com o tempo de 2h08min03 na Maratona de Londres (22/04). “A expectativa é que ele possa ter um bom resultado", aposta Adauto Domingues, treinador do fundista.

No mesmo dia, Paulo Roberto de Almeida Paula correu a Maratona de Pádua (Pádova, na Itália) em 2h10min23, melhorando os tempos que já tinha feito abaixo do índice em Amsterdã e Barcelona. “Ele está muito bem”, reconhece a ex-maratonista portuguesa Rita Borralho, que treinou o corredor em sua passagem recente pela Europa.

Franck Caldeira completa a lista, graças ao tempo feito em Milão (15/04), de 2h12min03. Assim como Marílson, ele esteve nos Jogos Olímpicos de Pequim - 2008 (ambos não completaram a prova). “O Franck está mais maduro e experiente“, afirma Ricardo D’Angelo, treinador de Franck.

Na categoria feminina, apenas Adriana Aparecida da Silva correu abaixo do índice A da CBAt e, portanto, será a única brasileira na prova em Londres. Ela correu a Maratona de Tóquio (26/02) em 2h29min17 e se tornou a segunda maratonista brasileira mais rápida da história.

Ela deve fazer dois treinamentos em altitude até os Jogos, um na Colômbia, em Paipa e outro na Suiça. “O objetivo é que ela fique na Suíça até a viagem para Londres, no dia 2 de agosto. Acho que a maratona olímpica terá mudanças de ritmo e não será tão rápida”, diz Cláudio Castilho, treinador de Adriana.

Fonte: Webrun