Idoso de 73 anos dá exemplo de superação no esporte em Campo Grande
10/05/2012
Campo Grande (MS) - Vigor de dar inveja a muito jovem. É assim que o campo-grandense André Strato Sotero, mais conhecido como “Seu André”, se mostra ao longo de seus 73 anos de idade. Em seu olhar, a profundidade de uma pessoa que já trabalhou muito e que ainda continua, mas que nem por isso se deixa desanimar. Exemplo disso é a prática esportiva que adotou há cerca de 15 anos, a corrida, esporte destinado para quem não tem preguiça e nem medo de vencer na vida.
Motorista há 39 anos, ele conta que aprendeu a dirigir em um Ford 42 e de lá para cá não parou mais. Um dos funcionários mais antigos da Caixa de Assistência dos Servidores, Seu André mostra disposição em seu trabalho e que não é a toa que adotou a corrida como um de seus esportes favoritos. André conta que começou a praticar o esporte com uma equipe de veteranos, ainda na época em que existia o Previsul. “Várias pessoas corriam comigo e chegamos até a levar uma equipe de 32 pessoas para correr em Três Lagoas. Fomos de trem, chegamos de madrugada, corremos e trouxemos um monte de medalhas”, lembra.
Por conta da rotina de trabalho, não é todo dia que Seu André treina, mas, sempre que pode, lá está ele, se dedicando a corrida e obtendo benefícios que vão além da saúde física. “É bom que ajuda a tirar um pouco o estresse, né? Alivia as tensões do dia-a-dia”. De início, a corrida era apenas lazer, mas depois Seu André viu que poderia participar de competições mais importantes. E não só competir, mas ganhar! Foram tantas as competições e medalhas ganhas, que ele não se lembra com exatidão o número de participações e premiações. No entanto, guarda com carinho um troféu e algo em torno de 16 medalhas.
Em cada competição, uma lembrança diferente, como a vez que Seu André viajou à Cuiabá pela Cassems, em 2009, e participou de uma corrida, na qual ficou em 3º lugar. “Nesse dia até com o prefeito eu falei sobre o plano de saúde da Cassems. Já ganhei duas medalhas em Cuiabá. Tenho um filho que mora lá, estou sempre em contato com ele, sempre fico na casa dele e ele me acompanha”. Com bastante experiência no ramo, ele ainda pretende ir mais longe. “Enquanto tiver vontade e as pernas aguentarem, vou continuar correndo”, revela animado.
Caminhada Cassems
Para quem tiver interesse de praticar um exercício físico, como o Sr. André, a Cassems realiza nas segundas, quartas e sextas-feiras, uma caminhada orientada. O encontro acontece na frente da Secretaria de Saúde, que fica no Parque dos Poderes, às 7h30 da manhã.
Fonte: Esporte Ágil