Queniano supera invasão de torcedor e vence Corrida de Reis
06/01/2013
Em cena que lembrou o caso do brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima na maratona olímpica das Olimpíadas de Atenas 2004, o queniano Edwin Rotich teve que superar invasão de um torcedor para vencer a 29ª edição da Corrida de Reis, em Cuiabá (MT).
Diferente de Vanderlei, que foi agarrado pelo padre irlandês Cornelius Horan e cruzou a linha de chegada na terceira colocação, Rotich não teve a liderança prejudicada pela invasão, ocorrida nos metros finais de prova.
Seguido de perto pelo compatriota Mark Korir e o brasileiro Daniel Silva, que terminaram a corrida na segunda e terceira colocações respectivamente, o queniano não percebeu a aproximação de um torcedor, que o agarrou e tentou tirá-lo do circuito da prova.
O invasor foi rapidamente afastado do atleta por três motos policiais. Preso, foi identificado como Walace de Souza Nogueira, homem de 33 anos que sofre de problemas psicológicos e já tem passagem por tentativa de assassinato. Segundo a PM, o ataque teria sido premeditado como forma de protesto.
No feminino, a vitória ficou com Nancy Kipron, compatriota de Edwin Rotich. A queniana foi seguida por Anastazia Ghamaa, da Tanzânia, e Dorcas Talam, outra atleta do Quênia. Correndo em seu estado, Nadir Sabino ficou com a quinta colocação e foi a melhor brasileira na prova.
Mato Grosso do Sul
Vilmar Roberto Dias foi o melhor de MS na Corrida de Reis, 1º colocado em sua categoria, 11º no Geral e o 6º melhor colocado entre os brasileiros.