Volta da UFMS reúne mil corredores, com bons exemplos de determinação
24/11/2013
A 3ª Volta da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) reuniu na manhã deste domingo (24), mil pessoas, 600 corredores de 5 km e 10 km e 400 para quem preferiu caminhar. A largada foi às 8h na frente da reitoria e premiou os primeiros colocados no masculino e feminino. Este ano, todos os participantes correram com chip no tênis para marcar o tempo e a distância do percurso.
Cada atleta recebeu um kit com camiseta e boné, além de isotônico, água e frutas. Uma tenda montada por acadêmicos de medicina e fisioterapia media pressão e oferecia massagem de graça para os participantes. Tanto os que participaram da corrida e caminhada ganharam medalhas e os que foram premiados levaram para casa um troféu, além da medalha de 1º, 2º e 3º lugar.
O operador de caldeira Paulo Sérgio de Souza, 39 anos, correu na categoria 5 km e ganhou em 3º lugar. Ele conta que começou a correr a há 2 anos porque pesava 100 quilos e não conseguia emagrecer. Hoje com 25 quilos a menos, Paulo corre pelo menos 10 quilômetros de segunda a sábado e comemora a autoestima que voltou a fazer parte da vida de Paulo. “Hoje tenho qualidade de vida e saúde. Comecei a correr e peguei gosto pela modalidade”, afirma.
Paulo, que começou a correr por causa da saúde, hoje não deixa de competir e já comemora vários títulos como, por exemplo, o bicampeonato da corrida da Caixa Econômica Federal. “Outra coisa que consegui controlar com o esporte foi a pressão, que antes era alta de mais”, diz.
Com a mãe, a prima e o filho de 9 anos, a funcionária pública Luciane Oliveira, 31 anos, levantou cedo hoje para não perder a caminhada. “Durante a semana eu ando de bicicleta com o meu filho que está acima do peso e no fim de semana a gente fica com preguiça. Um evento como este é bom para estimular a prática do esporte”, acrescenta.
Para um dos coordenadores da corrida e acadêmico de fisioterapia da UFMS, Lucas Gameiro, a corrida de rua é uma modalidade que tem crescido muito em Campo Grande. “Queremos incentivar o esporte e a qualidade de vida. Tem gente que vem para competir e outros só para participar”, conta.
Na categoria feminina quem ganhou em primeiro lugar foi Elaine Siqueira Hernandes Nery, 2º Leidima Praxedes da Silva e 3º Edineia Lima Silva. No masculino, os ganhadores são Eduardo Valdez, Antônio dos Santos e Demenciano Selvim Vaneiro.
Nos 5 quilômetros quem levou para casa o troféu foi: Lúcia Aguiar Pinheiro, Patrícia Silvestre, Alessandra de Araujo Kamashiro. No masculino, venceram João Pereira da Silva, Joarez Pereira da Cruz e Paulo Sergio Souza.
Fonte: Campo Grande News