Reunião define detalhes da Maratona do Fogo
09/07/2014
Dourados (MS) - Aconteceu nessa manhã de terça-feira no auditório do quartel do 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar de Dourados, uma reunião para se definir os detalhes para a realização da 28ª edição da “Maratona do Fogo” deste ano, que será realizada às 8 horas do dia 27 próximo entre as cidades de Fátima do Sul e Dourados.
Com um percurso de 42.195 metros, a prova é uma das mais tradicionais do País e as inscrições já estão abertas.
Os competidores devem se inscrever somente pela Prefeitura Municipal de Dourados através do endereço eletrônico, www.dourados.ms.gov.br até às 16 horas (do MS) do dia 23 deste mês e o valor será dois quilos de alimentos não perecíveis (exceto sal) por atletas, que deverão ser entregues no dia da retirada dos kits para a prova.
Alimentos - Na reunião de hoje que foi conduzida por Carlos Eduardo Stranieri, o “Goiaba”, um dos integrantes do departamento de esportes da FUNED (Fundação de Esporte de Dourados) e por Jânio César Amaro, diretor de esportes da autarquia, marcaram presença, representantes de esportes de Fátima do Sul, cerimonial da prefeitura de Dourados, da Unigran, da Agetran (Agência de Trânsito); da PRF (Polícia Rodoviária Federal); Guarda Municipal; da Defesa Civil; SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Também marcou presença representante da PM (Polícia Militar) de Dourados; do Exercito Brasileiro e dos Bombeiros Militar e do grupo do Motoclube “Feras do Asfalto”, que há anos participam da realização do evento como voluntários.
A Pauta - A pauta da reunião constou 21 itens, sendo eles, os cerimoniais de largada e de chegada; tesouraria de pagamento dos prêmios; arbitragem; fiscalização de percurso; suporte de informática; apuração; transporte de materiais; montagem de kit guarda volume; camisetas; divulgação com banners entre outros meios de comunicações; pontos de distribuição de água; ambulância; batedores; interdição das vias públicas; segurança; banda de música; tenda; chuveiro e caminhão; banheiros químicos e sinalização semafórica.
Uma nova reunião para o fechamento está marcada para acontecer às 8 horas do dia 22 também no auditório dos Bombeiros Militar de Dourados. “Com certeza teremos para este ano um grande aumento de competidores, pois a Maratona do Fogo serve inclusive de preparação para muitos atletas” disse “Goiaba” à reportagem lembrando que para este ano, a largada será em frente à praça 9 de Julho de Fátima do Sul e a chegada da maior prova de pedestrianismo do interior do MS que tradicionalmente era em frente ao quartel do Corpo de Bombeiros de Dourados, será assim como no ano passado, em frente à praça Antônio João, na área central de Dourados.
Alojamento e Premiações - De acordo com informações dos organizadores, após entendimento com o departamento de esportes de Fátima do Sul, haverá alojamento gratuito naquela cidade para 80 atletas de outras cidades.
Os interessados deverão manter contato com Ivanilton Bandeira, o “Manito”, pelos telefones (67) 9996-3342; 3467-13 40 ou no 3467-13 23 para confirmar suas respectivas vagas nos locais que serão destinados para que possam pernoitar.
O diretor de esportes da FUNED, Jânio Amaro diz que em relação ao pagamento das premiações em dinheiro aos cinco primeiros colocados no geral masculino e feminino assim como nas demais categorias, os mesmos serão feitos via depósito bancário na conta corrente ou por meio de procuração dos vencedores, inclusive aqueles que estarão participando das provas de cadeirante ou deficiente visual com guia. Os valores em dinheiro segundo o diretor de esportes já estarão com os seus respectivos impostos de rendas descontados.
No demonstrativo das premiações, nas categorias masculina e feminina, os primeiros colocados levarão dois mil e 800 reais mais troféus; os segundos mil e 400; os terceiros mil reais enquanto os quartos e quintos primeiros levarão 800 e 500 reais respectivamente mais troféus.
Todos os inscritos que completarem a prova levará para casa uma medalha de participação.
A Prova - De acordo com informações do diretor, a largada será em frente à praça 9 de Julho, em Fátima do Sul, com os competidores indo em direção as rodovias MS-376 e BR-163, quando entrarão no prolongamento da avenida Marcelino Pires até a chegada em frente à praça Antônio João, na área central de Dourados.
A Maratona do Fogo terá além das categorias gerais -masculino e feminino-, outras 15, porém por faixas etárias, inclusive aqueles que estarão participando das provas de cadeirante ou deficiente visual com guia.
A Maratona do Fogo é uma realização do Governo do Estado por meio da FUNDESPORTE (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul); FIE (Fundo de Investimento do Esporte); IDEMS (Instituto para o Desenvolvimento Social do Mato Grosso do Sul) Prefeitura de Fátima do Sul por meio da Secretaria de Esportes do município; e conta com o apoio do E.B (Exército Brasileiro); PRF (Polícia Rodoviária Federal); Polícia Militar e Polícia Militar Rodoviária; Unigran; Corpo de Bombeiros; e o grupo de motociclistas Feras do Asfalto de Dourados além dos integrantes do quadro dos departamentos de esportes das autarquias de Dourados e da cidade de Fátima do Sul.
Mais Provas - Jânio César ressalta que após a realização da Maratona do Fogo, a FUNED estará realizando mais duas corridas de rua, sendo a primeira a 2ª Meia Maratona Cidade de Dourados que será realizada no dia 15 de novembro e em 19 de outubro com a Corrida Rosa com um percurso de cinco quilômetros.
Também está confirmada para acontecer no dia 9 de novembro a Corrida da Saúde, uma prova que é realizada em parceria com a Associação Douradense dos Médicos de Dourados e terá um percurso de dez quilômetros.