Campo Grande-MS, 14 de Novembro de 2018.

Imprimir Página    Aumentar fonte do texto Diminuir a fonte do texto
Notícias

Casal de atletas é destaque no Circuito CAIXA em Campo Grande

30/05/2012

Mary Donato e Paulo Donato.

Paulo e Mary Donato, corredores há 30 anos e conhecidos entre os sul-matogrossenses, estão na disputa da prova deste domingo (3/6), que contará com vários grandes grupos

Figuras bem conhecidas entre os atletas amadores do Mato Grosso do Sul, Paulo e Mary Donato acumulam 30 anos nas corridas, mais de 200 troféus, muitas histórias e amizades com quenianos e fundistas da elite brasileira. O casal será mais uma vez um dos destaques do Circuito de Corridas CAIXA, que chega a Campo Grande neste domingo (3/6), com largada às 8 horas no Parque das Nações Indígenas e percursos de 5 km e 10 km.

Paulo e Mary Donato são empresários do ramo de persianas e competem pelo Grupo de Corrida e Caminhada Runners. Eles se tornaram conhecidos por disputar juntos as principais provas do Mato Grosso do Sul, além de competições em outros Estados e fora do Brasil.

"Nós estabelecemos algumas provas como favoritas, como as meias maratonas do Rio de Janeiro, de São Paulo, a das Cataratas do Iguaçu e a de Toledo, além da Volta da Pampulha. Também disputamos todas as corridas do Circuito CAIXA em Campo Grande, desde a primeira edição, em 2008. Gostamos dessa competição pela estrutura, pela organização impecável", aponta Paulo Donato.

De acordo com o atleta, provas de nível nacional como a do Circuito CAIXA ajudaram a popularizar o esporte no Mato Grosso do Sul. "A chegada dessas competições, e toda a divulgação da corrida como sinônimo de qualidade de vida, atraiu as pessoas para o esporte", diz Donato, que acompanhou de perto, com a esposa, o surgimento dos primeiros grupos de corrida de Campo Grande e o crescimento das provas de rua no Estado.

"Sempre fomos ligados ao esporte, até porque a Mary é profissional de educação física. No início, fazíamos paraquedismo, mas é um esporte caro, por isso acabamos largando. Nessa época nós já estávamos acostumados a percorrer grandes distâncias correndo. A gente corria por correr, sem competir. A primeira prova foi há quatorze anos, quando inscrevi a Mary numa competição do Sesc. Foi até engraçado, porque ela estava na frente, diminuiu a marcha para me perguntar sobre o caminho, e eu a ultrapassei", lembra Donato.

Hoje, Paulo e Mary mantém em sua casa uma sala com mais de 200 troféus e 300 medalhas, pelas vitórias em categorias de faixas etárias. Além dos prêmios, colecionam histórias. A mais inusitada, conta Paulo, é a que envolve o queniano Robert Cheruiyot, vencedor da Corrida de São Silvestre em 2007.

"Encontramos o Cheruiyot no hotel, depois da prova, e fomos nos despedir. Ele estava voltando para o Quênia, que na época passava por uma guerra. A equipe do Jornal Nacional estava lá e acabou fazendo uma matéria conosco, falando da volta dele ao seu país", lembra Donato. Um dos favoritos do Quênia à medalha de ouro na Olimpíada de Pequim/2008, Cheruiyot viu seu treinamento para os Jogos ser prejudicado pela guerra.

"Não temos um troféu ou uma medalha mais marcante. Para nós, o que importa são essas histórias, as relações que construímos. Hoje conhecemos muita gente, mesmo, entre os atletas amadores. Conhecemos os organizadores das provas, fizemos amizade com quenianos, com corredores da elite como a Marily dos Santos e o Giomar Pereira (atuais líderes do ranking brasileiro de corrida de rua). Isso é que não tem preço", garante o atleta.


Grupos de corrida marcam presença em Campo Grande

A quarta etapa do Circuito CAIXA, em Campo Grande, contará com a participação de vários grupos de corrida já tradicionais na competição. Entre eles estará o Runners, que levará outros 60 atletas além de Paulo e Mary Donato. A VO2, com pelo menos 50 alunos, a Equipe de Corrida de Rua MS, entre outros, também vão marcar presença na disputa deste domingo (3/6).

Mais importante competição de corridas de rua do País, o Circuito CAIXA conta com a chancela da CBAt. Distribuídas por nove Estados, suas 11 etapas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2013.

O Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal e co-patrocínio da Centauro. Em Campo Grande, conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Campo Grande e Fundação Municipal de Esportes (FUNESP), além da supervisão técnica da CBAt e Federação de Atletismo do Mato Grosso do Sul.

Fonte: Site Oficial do Circuito Caixa

Enviar para um amigo compartilhe

Comentários (0):

deixe seu comentário:

A SportsEventos não se responsabiliza pelo conteúdo de nenhum comentário, o qual não é revisado. Todavia, havendo necessidade, a SportsEventos reserva-se o direito de reprovar, eliminar ou alterar comentários em desacordo com o propósito do site.

Nome *

E-mail * (não será publicado)

Mensagem *

Informe o código de segurança que está na imagem

Não consegue ler a imagem? Clique aqui

Voltar para página anterior      ir ao topo do site
Facebook Sportseventos
YouTube - Assista aos vídeos Facebook - Torne-se Fã!
Copyright (c) 2009 - Todos os direitos reservados - By Agênciatec