Campo Grande-MS, 21 de Novembro de 2018.

Imprimir Página    Aumentar fonte do texto Diminuir a fonte do texto
Notícias

Marido e mulher do Quênia ganham a Meia Maratona do Rio

25/08/2010

Maratona do Rio 2010 - Foto: Guilherme Leporace

Rio de Janeiro (RJ) - Pela primeira vez na história, a Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, que teve a sua 14ª edição disputada na manhã deste domingo, teve a vitória de um casal de corredores. Os quenianos Joshua Kemei e Eunice Kirwa, que moram juntos há cinco anos, na cidade Kasabet, e têm um filho, Kipchumba, de 3 anos e meio, foram campeões do masculino e do feminino da competição, que reuniu 18.000 inscritos, teve largada na Praia de São Conrado e chegada, 21.097 metros depois, no Aterro do Flamengo.

Com temperatura de 20 graus e 91% de umidade relativa do ar na largada, os corredores não tiveram muitas dificuldades para manter o ritmo estipulado pelos treinadores. Joshua Kemei forçou o ritmo desde o início e logo abriu grande vantagem. Já no feminino um grupo de seis atletas liderou a prova desde o começo, incluindo a brasileira Marily dos Santos, que acabou em quinto lugar e foi a corredora nacional mais bem colocada.

"A minha preocupação foi correr sempre na frente. Havia assumido o compromisso com o meu técnico (o brasileiro Moacir Marconi, o Coquinho) de vencer. Eu, na verdade, achava difícil ganhar, mas fiz muito esforço para conseguir o meu objetivo", disse o campeão que manteve a liderança da metade da prova em diante.

Eunice Kirwa, que conquistou o bicampeonato na Meia do Rio - Joshua foi vice em 2009 -, teve maiores dificuldades. Ela deixou para arrancar nos últimos quilômetros, mostrando soberania absoluta. "Não foi fácil, mas não posso reclamar. Ganhei com a estratégia que montei", comentou.

Eunice, que ganhou na semana passada as 10 Milhas de Vitória, contou que a saudade de seu filho é o seu maior drama no Brasil, onde pretende ficar até o dia 5 de novembro. "Ele fica com meus pais e só consigo matar a saudade por telefone. É difícil, mas faz parte de nossa profissão."

Força brasileira - Franck Caldeira entrou na Meia Maratona do Rio como franco-atirador. Bicampeão da prova, ele sofreu um acidente de carro na cidade de Senador Amaral, em Minas, e se recupera ainda de uma lesão no tornozelo. Ele ainda teve de enfrentar a perda da mãe, dona Vera, há menos de dois meses, depois de uma dura luta contra uma doença.

"Tenho certeza que minha mãe está feliz com a minha vitória. Para mim, este segundo lugar é uma verdadeira vitória. É um exemplo de minha recuperação. Vim detrás, forçando o ritmo e acabei apenas 25 metros atrás do ganhador", comemorou Franck, atleta do Cruzeiro, que buscava o tri na prova. "Na reta final superei um grupo enorme de estrangeiros, provando que temos de fazer a nossa corrida e tentar correr de igual para igual com eles."

Damião Ancelmo de Souza, terceiro colocado, acompanhou o ritmo de Franck. "Estávamos bem atrás dos africanos, mas não desistimos. A partir do quilômetro 12, forçamos o ritmo. Corro a Meia Maratona do Rio há algum tempo e desta vez consegui um lugar no pódio. Estou muito feliz", lembrou o atleta alagoano, da equipe Pé de Vento, de Petrópolis.

Na categoria feminina, Marily dos Santos puxou a prova durante bastante tempo, mas, no retorno no Aterro do Flamengo, não conseguiu aguentar o ritmo das estrangeiras. Caiu para a sexta colocação e, mais uma vez, mostrou força para brigar por um lugar no pódio nos últimos metros. "Na verdade, acompanhei o ritmo das africanas o máximo que pude. No final, lutei pelo último lugar no pódio", admitiu a atleta, que foi a brasileira mais bem colocada também no ano passado, com a terceira colocação.

Resultados

Masculino
1- Joshua Kiprugut Kemei (Quênia/Fila) - 1h04min03s
2- Franck Caldeira (Cruzeiro) - 1h04min14s
3- Damião Ancelmo de Souza (Pé de Vento/Gran Cursos) - 1h0m4in21s
4- Titus Kosgei Kibii (Quênia/Fila) - 1h04min26s
5- Minda Hirpa Namomisa (Etiópia/Fila) - 1h05min15s
6- Giomar Pereira da Silva (Cruzeiro) - 1h05min30s
7- Luís Paulo Antunes (Cruzeiro) - 1h05min35s
8- Francisco Barbosa dos Santos (Flávio Freire) - 1h05min37s
9- Valdir Sérgio de Oliveira (Cruzeiro) - 1h06min09s
10- Giovani dos Santos (Pé de Vento/Gran Cursos) - 1h06min12s

Feminino
1- Eunice Jepkirui Kirwa (Quênia/Fila) - 1h14min37s
2- Shewarge Alene Amare (Etiópia/Luasa/Taubaté) - 1h14min54s
3- Rumokol Elizabeth Chepkanan (Quênia/Luasa/Taubaté) - 1h15min06s
4- Yeshanbel Simegn Abnet (Etiópia/Fila) - 1h15min10s
5- Marily dos Santos (Mizuno/Pojuca) - 1h15min18s
6- Nancy Jepkosgei Kipron (Quência/Fila) - 1h15min33s
7- Edielza Alves dos Santos (Seljelp/Pindamonhangaba) - 1h17min01s
8- Marizete Moreira dos Santos (Free Córner/CAIXA) - 1h17min53
9- Maria Zeferina Baldaia (Cerquímica/Mizuno) - 1h19min47s
10- Elizabeth Esteves de Souza (CAIXA) - 1h20min49s

A Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro foi uma realização da Rede Globo, com organização da Yescom, patrocínio da CAIXA, Adidas e Fisk, apoio de TAM Viagens, Montevérgine, Gatorade, 3 Corações, HCor e apoio especial da Prefeitura do Rio de Janeiro. A supervisão foi da IAAF, AIMS, Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e Federação de Atletismo do Rio de Janeiro (Farj).

Enviar para um amigo compartilhe

Comentários (0):

deixe seu comentário:

A SportsEventos não se responsabiliza pelo conteúdo de nenhum comentário, o qual não é revisado. Todavia, havendo necessidade, a SportsEventos reserva-se o direito de reprovar, eliminar ou alterar comentários em desacordo com o propósito do site.

Nome *

E-mail * (não será publicado)

Mensagem *

Informe o código de segurança que está na imagem

Não consegue ler a imagem? Clique aqui

Voltar para página anterior      ir ao topo do site
Facebook Sportseventos
YouTube - Assista aos vídeos Facebook - Torne-se Fã!
Copyright (c) 2009 - Todos os direitos reservados - By Agênciatec