Campo Grande-MS, 17 de Novembro de 2018.

Imprimir Página    Aumentar fonte do texto Diminuir a fonte do texto
Notícias

Saiba como se preparar para correr a Volta das Nações de 2011

22/07/2011

Campo Grande (MS)  - O técnico da área de lazer do Sesi, Rodrigo Barbosa de Miranda, elaborou uma série de dicas para interessados em participar da terceira edição da Meia Maratona Internacional do Pantanal Volta das Nações, que será realizada em 9 de outubro em Campo Grande. As orientações vão desde a escolha de calçados e roupas até a alimentação e hidratação corretas.

O primeiro passo é o alongamento, tanto no início como no fim do treinamento.

"A dica principal no início é ir devagar, sem forçar o corpo e, quem já está habituado a correr, mas, por algum motivo, interrompeu o treino, a orientação é a mesma. Jamais tente voltar no ponto em que estava, mas, para isso, é preciso paciência" observa.

Rodrigo salienta dois aliados: a esteira e a bicicleta. Mas não basta ficar só na esteira, por que ela é plana e a chance de torcer o pé na prova de rua é maior, por conta do piso irregular. Já a pedalada fortalece as coxas e melhora a capacidade do joelho de amortecer o impacto da corrida.

Acompanhamento por médico e profissional de educação física é sempre indicado.

"Para correr longas distâncias, como a meia-maratona de 21 km, o participante deve ter a mão algum tipo de repositor energético para não correr o risco de ter uma hipoglicemia durante ou logo após o treino" avisa Rodrigo.

Proteção
O tênis de treino e o que será usado no dia da corrida não pode ser apertado, sendo que alguns atletas preferem até comprar um número acima. Roupas devem ser leves para permitir que a pele respire. Detalhes importantes são o uso do protetor solar, óculos escuros, boné e protetor labial.

Mulheres devem correr com tops justos para evitar desconforto, mas, se houver incômodo ainda assim, o aconselhável é usar dois tops, o que ajuda a evitar possíveis lesões nos seios por causa do movimento da corrida.

Hidratação é fundamental e deve ser um hábito durante os treinos e no dia da prova. Praticantes da corrida devem ter como princípio o lema: se correr, não beba e, se beber, não corra.

Dieta balanceada, com muitas frutas, é indicada, priorizando a banana, que é rica em potássio e, teoricamente, diminui o risco de câimbras.

Com relação à corrida em sim, Rodrigo aconselha que na noite anterior, o participante deve dormir bem, pois uma noite de sono ajuda a recuperar os músculos, a reforçar os ossos e a queimar gorduras.

Serviço
A inscrição para a meia maratona pode ser feita no site oficial do evento ou diretamente no Clube do Trabalhador do Sesi, que fica na Rua Alberto Lamego, 130, Bairro José Abrão, em Campo Grande. A Meia Maratona Internacional do Pantanal Volta das Nações é uma realização do Sesi em parceria com a TV Morena.

Fonte: Site Oficial Volta das Nações e Esporte Ágil

Enviar para um amigo compartilhe

Comentários (0):

deixe seu comentário:

A SportsEventos não se responsabiliza pelo conteúdo de nenhum comentário, o qual não é revisado. Todavia, havendo necessidade, a SportsEventos reserva-se o direito de reprovar, eliminar ou alterar comentários em desacordo com o propósito do site.

Nome *

E-mail * (não será publicado)

Mensagem *

Informe o código de segurança que está na imagem

Não consegue ler a imagem? Clique aqui

Voltar para página anterior      ir ao topo do site
Facebook Sportseventos
YouTube - Assista aos vídeos Facebook - Torne-se Fã!
Copyright (c) 2009 - Todos os direitos reservados - By Agênciatec