Campo Grande-MS, 17 de Novembro de 2018.

Imprimir Página    Aumentar fonte do texto Diminuir a fonte do texto
Notícias

Segunda edição da Volta das Nações terá novo percurso em CG

02/10/2010

Campo Grande (MS)  - Sob a forte chuva que caiu durante toda a manhã deste sábado (02/10), o Sesi, a FAMS (Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul) e a CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) concluíram a medição e aferição do novo percurso da Meia-Maratona Internacional do Pantanal Volta das Nações, que será realizada no próximo dia 10 de outubro em Campo Grande. Devido às obras de contenção de enchentes realizadas pela Prefeitura Municipal no cruzamento da Avenida Mato Grosso com a Avenida Via Park, o percurso da prova teve de ser alterado e essa mudança obrigou uma nova medição e aferição pela entidade que homologa as corridas de rua no País.

Agora, pelo novo traçado, os participantes da Volta das Nações terão de mudar para a pista da esquerda na Avenida Mato Grosso, no sentido Parque dos Poderes-Centro, pouco antes de chegarem ao cruzamento com a Avenida Via Park, sendo que o restante do percurso permanece inalterado. A medição e aferição do novo trajeto teve início no fim da tarde de ontem (01/10) pela técnica da CBAt, Suzana Gnaccarini, que é medidora oficial nível B da IAAF (Associação Internacional de Federações de Atletismo), com apoio de agentes de trânsito da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).

Ela realizou, durante o período da tarde e início da noite de sexta-feira e manhã deste sábado, a medição do percurso pelo método da bicicleta calibrada, utilizando o aparelho Klein Jones fixado na roda dianteira da bicicleta, conforme definição da Norma 07 da CBAt de Reconhecimento e Homologação de Corridas de Rua. “Esse aparelho conta pontos de giros da roda da bicicleta, por exemplo, um certo número de metros equivale a determinados números de pontos que são transformados em números de quilômetros. Esse é um procedimento de medição reconhecido pelo mundo todo que garante que a prova vai ter o percurso determinado”, explicou.

Suizana Gnaccarini acrescentou ainda que a certificação de uma prova dura cinco anos, mas, como neste ano o percurso da Volta das Nações sofreu uma leve alteração por conta das obras de contenção de enchentes que estão sendo realizadas na Avenida Via Park esquina com a Avenida Mato Grosso, o Sesi e a CBAT decidiram repetir o procedimento. “Por este motivo é recomendável medir e certificar novamente, verificar também a nova largada e assim garantir aos atletas que o percurso terá os 21 quilômetros”, disse.

Acompanhando os dois dias de medição e a aferição, a presidente da FAMS, Valéria Calhao Silva, ressaltou a seriedade da prova e por isso a repetição da aferição do percurso da Volta das Nações. “Com essa ação, o Sesi demonstra a importância da prova que é oficial. Aqui estão sendo cumpridas todas as normas de reconhecimento e homologação de corridas de ruas exigida pela CBAt”, reforçou, completando que, durante toda a medição e aferição do percurso da Meia-Maratona Internacional Volta das Nações, a técnica oficial nível B da IAAF e CBAt foi acompanhada pelo árbitro da FAMS, Irineu Evaristo da Cunha.

Fonte: Esporte Ágil

Enviar para um amigo compartilhe

Comentários (0):

deixe seu comentário:

A SportsEventos não se responsabiliza pelo conteúdo de nenhum comentário, o qual não é revisado. Todavia, havendo necessidade, a SportsEventos reserva-se o direito de reprovar, eliminar ou alterar comentários em desacordo com o propósito do site.

Nome *

E-mail * (não será publicado)

Mensagem *

Informe o código de segurança que está na imagem

Não consegue ler a imagem? Clique aqui

Voltar para página anterior      ir ao topo do site
Facebook Sportseventos
YouTube - Assista aos vídeos Facebook - Torne-se Fã!
Copyright (c) 2009 - Todos os direitos reservados - By Agênciatec