Campo Grande-MS, 15 de Novembro de 2018.

Imprimir Página    Aumentar fonte do texto Diminuir a fonte do texto
Notícias

Sueli Pereira vence o Circuito Caixa em Campo Grande com recorde

08/08/2011

Corredora goiana baixa em 10 segundas a marca da prova. No masculino, queniano foi absoluto

Campo Grande (MS) - A goiana, de Jataí, Sueli Pereira Silva, foi o grande destaque deste domingo em Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. Ela venceu a terceira etapa do Circuito de Corridas CAIXA, com 34min58, novo recorde da prova. No masculino, o jovem queniano Paul Koech Kimutai foi absoluto e completou os 10 quilômetros em exatos 30min00, 13 segundos à frente do baiano Giomar Pereira da Silva.

Depois de uma semana incomum para a região, de muito frio, a etapa de Campo Grande foi disputada sob sol forte. Desde as primeiras horas da manhã, a temperatura já estava alta e, na hora da largada, às 8 horas locais, 9 horas de Brasília, os termômetros marcavam 24 graus - a temperatura subiu rapidamente para 28 graus até o final da prova.

Na Elite Feminina, duas corredoras se destacaram desde o início: Sueli Pereira e a queniana Maurine Jelagat Kipchumba. Elas revezaram-se na liderança até o quilômetro 7, quando a brasileira forçou o ritmo e foi abrindo vantagem até cruzar a linha com 41 segundos de vantagem para a adversária.

Feliz, a goiana confirmou seu objetivo. "Queria ganhar aqui e bater o recorde. Tanto que forcei bastante na última subida, que é bem difícil", contou, ainda ofegante. Ela baixou em 10 segundos o tempo de Luzia de Souza Pinto, 35min08, conquistado em 2009. "O clima aqui é parecido com o da minha cidade, quente. Além do calor, ainda tem várias subidas", acrescentou a atleta, que estreou em Campo Grande no Circuito CAIXA. Pelo título, ela ganhou R$ 4 mil e levou mais R$ 1 mil pelo recorde. Além disso, confirmou a promessa feita no início do ano, de que essa seria sua melhor temporada na carreira.

Aos 34 anos, Sueli venceu a terceira prova em 2011. Na abertura do Circuito Caixa, em Goiânia, no dia 15 de maio, ela também ganhou com novo recorde. Duas semanas depois, faturou o 10K Brasil, em São Paulo. Nestas duas oportunidades e agora em Campo Grande, Sueli superou as temidas quenianas. "É sempre bom ganhar e ainda bater as quenianas", brincou, sorrindo. Seu próximo desafio será buscar o pódio da Meia Maratona do Rio, no dia 21 deste mês.

A atual líder do Ranking CAIXA/CBAt, Conceição de Maria Carvalho Oliveira, terminou em quarto e acumula 226 pontos, consolidando ainda mais sua liderança.

Giomar não conseguiu buscar o queniano

No masculino, a história foi exatamente inversa. O queniano Paul Koech Kimutai dominou a prova, tendo um pouco de trabalho com dois atletas do Cruzeiro: Giomar Pereira da Silva e Luís Paulo da Silva Antunes, que tentaram alcançá-lo, sem sucesso. Ele chegou 13 segundos à frente de Giomar e 23 de Luís Paulo.

"Mesmo não gostando do calor e de subidas, me senti bem e consegui vencer", explicou o atleta, de apenas 21 anos, que está no Brasil desde maio, período em que disputou oito provas, com sete vitórias. Ele só não venceu os 21 K da Maratona do Rio (ficou em segundo, atrás de Damião Ancelmo). Na semana passada, por exemplo, faturou a Meia Maratona de São Bernardo do Campo. Agora, vai correr a Meia Maratona do Rio.

O vice-campeão, Giomar Pereira da Silva, chegou reclamando dele mesmo. "Demorei muito para sair e forçar o ritmo. Só fiz isso no quilômetro 6 e aí não deu mais para buscar o queniano. Devia ter saído um quilômetro antes. Mas o resultado acabou sendo bom porque acabei de disputar a Maratona Maurício de Nassau, no Recife (ficou em quarto), na semana passada", analisou. Ele estreou em Campo Grande. "Adorei o clima e o percurso e já vou comprar passagem para o ano que vem", brincou.

Com o resultado, Giomar encostou no atual líder do Ranking, Eliesio Miranda da Silva, que terminou em 16º em Campo Grande. Ele soma 112 pontos, diante de 119 de Eliesio. "Era importante também somar estes pontos e agora vou para Fortaleza no domingo próximo, onde quero ganhar, e na semana seguinte vou lutar para ficar entre os 10 na Meia do Rio", acrescentou.

Corrida de rua cresce em Campo Grande

Além dos atletas de Elite (23 homens e 19 mulheres), a etapa de Campo Grande foi marcada por um grande contingente de atletas amadores, que garantiram o novo recorde da cidade - 1.250 participantes, 25% a mais do que em 2010.

Este resultado é reflexo do crescimento da corrida de rua na capital de Mato Grosso do Sul. "Temos este ano, na cidade, mais de 20 provas, num aumento de 30% em relação ao ano anterior", informou Valéria Calhao Silva, presidente da Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul.

Outro aspecto que confirma essa evolução é o número de grupos de corrida. São atualmente cerca de 15 grupos organizados em Campo Grande. Um dos maiores, o Runners, tem 350 alunos, orientados por 42 professores. "Neste domingo, temos 75 alunos participando da prova, sendo 65% de mulheres", contou o coordenador técnido Diego Souza. "As mulheres sempre são maioria, por procurarem orientação e também pela segurança. Depois, elas acabam trazendo o namorado ou marido", acrescentou.

Resultados

Masculino
1- Paul Koech Kimutai, Quênia/Luasa - 30min00
2- Giomar Pereira da Silva, Cruzeiro/CAIXA - 30min13
3- Luís Paulo da Silva Antunes, Cruzeiro - 30min23
4- Gilmar Silvestre Lopes, Pé de Vento - 30min31
5- Sivaldo Santos Viana, M.Calçados/Naval Freitas - 30min32
6- Adelson Alves Rodrigues, Marinho Projetos - 30min45
7- Luiz Antonio Campos Jr., Agel/Ajax - 30min48
8- David Andrade de Mesquita, Agel/Ajax - 31min19
9- Marcos Alexandre Elias, Acrimet/Runtech/CAIXA - 31min35
10- Rosivaldo Moreira da Silva, Só Óleo/Bruno Atleta - 31min47


Feminino
1- Sueli Pereira Silva, GranCursos/Eja-Jataí - 34min58
2- Maurine Jelagat Kipchumba, Quênia/Lusa Sport - 35min39
3- Joziane da Silva Cardoso, Bioleve - 36min09
4- Conceição de Maria Carvalho Oliveira, FinYourSelf/CAIXA - 36min25
5- Nadir Sabino de Siqueira - 36min39
6- Elivane Oliveira dos Santos, Só Óleo/Bruno Atleta - 37min03
7- Vanda Carneiro Chagas, GranCursos/Agel/Ajax - 37min24
8- Edielza Alves dos Santos Guimarães, Segelp/Pinda/CAIXA - 37min59s
9- Janete Gomes Barbosa, Agel/Ajax - 38min04
10- Marluce Queiroz Borges, FindYourSelf - 38min34


O Circuito CAIXA está movimentado este mês. No dia 14 será disputada a quarta etapa, em Fortaleza. No dia 28 será a vez da estreia do Recife na mais importante competição do gênero no País, com chancela da CBAt. Suas 11 etapas, que percorrem nove Estados brasileiros, somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Ao final da temporada, os dez primeiros colocados, nas elites feminina e masculina, recebem patrocínio da CAIXA para 2012.

O Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal. A Centauro é a loja oficial do Circuito, que tem apoio da Marathon, isotônico oficial, e da Polenghi. Em Campo Grande, contou ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Campo Grande, Fundação Municipal de Esportes (FUNESP) e Rádio Blink 102 FM, além da supervisão técnica da CBAt e Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul.

Mais informações em www.circuitocaixa.com.br / http://twitter.com/circuitocaixa

Enviar para um amigo compartilhe

Comentários (0):

deixe seu comentário:

A SportsEventos não se responsabiliza pelo conteúdo de nenhum comentário, o qual não é revisado. Todavia, havendo necessidade, a SportsEventos reserva-se o direito de reprovar, eliminar ou alterar comentários em desacordo com o propósito do site.

Nome *

E-mail * (não será publicado)

Mensagem *

Informe o código de segurança que está na imagem

Não consegue ler a imagem? Clique aqui

Voltar para página anterior      ir ao topo do site
Facebook Sportseventos
YouTube - Assista aos vídeos Facebook - Torne-se Fã!
Copyright (c) 2009 - Todos os direitos reservados - By Agênciatec