Circuito Caixa de Maratoninha volta a movimentar Capital
21/03/2011
O Circuito CAIXA de Maratoninha, a maior competição de corrida infantil do país, estará em Campo Grande (MS), no próximo domingo (27). A prova, que será realizada no parque Ayrton Senna, terá largada às 9h e contará com a presença do ex-atleta olímpico Claudio Roberto de Souza como padrinho. Crianças de projetos sociais e esportivos, escolas públicas e particulares participarão da disputa, que premiará os vencedores de cada bateria com uma bicicleta. O evento tem o patrocínio da CAIXA, com apoio da Prefeitura Municipal de Campo Grande através da FUNESP, e é uma realização da FJ Sports.
Para participar da Maratoninha, as crianças precisam ter entre 6 e 12 anos. A competição também abre espaço para jovens com deficiência. A prova é realizada em um percurso de 300 metros, dividida em três categorias, de acordo com a faixa etária: de 6 a 8 anos; entre 9 e 10 anos; e entre 11 e 12 anos.
O objetivo do Circuito CAIXA de Maratoninha é promover a cidadania, estimular a prática do esporte, revelar novos talentos e promover a inclusão social de crianças e jovens, de menor renda, por meio do esporte. Além disso, o evento pretende proporcionar lazer e integração, entre as comunidades participantes, e difundir a prática do atletismo. “A Prefeitura Municipal, através da FUNESP, apóia a Maratoninha por entender que o evento vai de total encontro aos valores e à missão da Fundação Municipal de Esportes, que são utilizar o esporte e o lazer como instrumentos de melhoria de qualidade de vida, resgate da auto-estima e integração social dos membros da sociedade campo-grandense, estimulando uma mudança de comportamento”, declara Carlos Alberto de Assis, presidente do órgão.
Inscrição
As inscrições para a etapa de Campo Grande do Circuito CAIXA de Maratoninha podem ser feitas de 21 a 25 de março, sempre das 11h às 16h, na Agência da Caixa localizada na Rua Barão do Rio Branco, 1119, centro, e também na administração do Parque Ayrton Senna, local do evento, durante o mesmo período. Todos os participantes receberão um kit da competição (camiseta e boné) e medalhas.
Padrinho da prova
Piauiense de Teresina, Claudio Roberto Souza mudou-se para São Paulo logo no início de sua carreira no atletismo. Velocista, não demorou muito para obter um lugar entre os melhores corredores do País. No ano 2000, integrou a equipe nacional do revezamento 4x100 m, nos Jogos Olímpicos de Sydney. Disputou a semifinal e ajudou na classificação do quarteto que, na final, conquistou a medalha de prata. Foi titular no ano seguinte, quando o 4x100 m foi finalista no Mundial de Edmonton. Em 2003, em Paris, foi o responsável por fechar a corrida da equipe, que conquistou o vice-campeonato mundial da prova.
Treinado por Katsuhiko Nakaya na principal fase de sua carreira, o atleta nascido em 14 de outubro de 1973 é um dos 10 melhores do Ranking Brasileiro em suas provas. Nos 100 m, tem 10.19’’, tempo alcançado em 2002, em São Paulo; e nos 200 m, tem 20.24’’, marca feita em 2003, em Cochabamba, na Bolívia. Encerrou sua carreira de atleta profissional em 2008 e atualmente integra o Programa CAIXA Heróis Olímpicos.
Heróis Olímpicos
A Caixa Econômica Federal e a Confederação Brasileira de Atletismo desenvolvem o programa Heróis Olímpicos, que cria oportunidades para novas gerações conhecerem a história do atletismo, preservando a memória dos campeões, além de difundir a prática do esporte entre crianças e jovens. O ‘Heróis’ reúne ganhadores de medalhas olímpicas, como Joaquim Cruz, Robson Caetano, Claudinei Quirino, Nelson Prudêncio, Vanderlei Cordeiro, André Domingos, Edson Ribeiro, Arnaldo Oliveira e Claudio Roberto Souza.
Ação social
Na sexta-feira (25), pela manhã, o atleta Claudio Roberto Souza fará palestra para estudantes universitários dos cursos de educação física e nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e no período da tarde se encontrará com as crianças integrantes do projeto “Atletismo na Escola”, mantido pela Prefeitura de Campo Grande no Centro Olímpico da Vila Nasser, na capital, onde falará sobre a importância do esporte para a inclusão social.
Poupançudos
A Maratoninha é apresentada pelos ‘Poupançudos’, oito personagens, divertidos e coloridos, que representam a poupança da CAIXA. Por intermédio dos bonecos, as crianças são incentivadas a fazer planejamento financeiro, desde cedo, por meio de um dos produtos mais tradicionais da CAIXA.
INSCRIÇÃO
De 21 a 25 de Março
Horário: 11h às 16h
Locais: Av Barão do Rio Branco – 1.119 – Centro
Administração do Parque Ayrton Senna – Rua Arapoti, 512, Bairro Aero Rancho
CORRIDA
Data: 27 de março
Horário: 09 horas
Local: Parque Ayrton Senna – Rua Arapoti, 512, Bairro Aero Rancho
Fonte: Esporte Ágil