Africanos dominam maratona de São Paulo; marroquina quebra recorde da prova
20/06/2011
A maratona de São Paulo teve amplo domínio dos corredores africanos. Neste domingo, o queniano David Kemboi e a marroquina Samira Raif venceram a prova disputada na capital paulista e não deram muitas chances aos concorrentes.
A vitória confirma a hegemonia dos quenianos nas seis últimas edições da prova. Os corredores africanos venceram cinco vezes. O “intruso” foi o brasileiro Claudir Rodrigues, em 2008.
O queniano Robert Cheruiyot, que fazia sua estreia na maratona de São Paulo e era considerado um dos favoritos, não completou a prova. Na altura da ponte da Cidade Universitária, o atleta, três vezes vencedor da São Silvestre, não suportou o ritmo e parou.
Os organizadores tomaram algumas medidas nas últimas edições para tentar facilitar a quebra dos recordes da prova. As largadas foram antecipadas em alguns minutos (para evitar o calor na parte final) e o trajeto sofreu alterações. No entanto, apenas as mulheres conseguiram baixar a marca.
No masculino, o recorde estabelecido em 2002 por Vanderlei Cordeiro de Lima (2h11min19) resistiu. Kemboi manteve um bom ritmo e deu a impressão de que baixaria a marca, mas completou o percurso em 2h11min53. Dois brasileiros ficaram entre os cinco primeiros colocados: Laelson Santana (4º) e Jair José da Silva (5º).
Feminino
Elizabeth Rumokol deu a impressão de que venceria a prova feminina com sobras. A queniana, que estreava em maratonas, abriu grande vantagem sobre as adversárias. No entanto, ela não manteve o mesmo ritmo no fim. Melhor para a marroquina Samira Raif, que a ultrapassou para ganhar.
Além de ser a primeira marroquina a vencer a maratona de São Paulo, Samira tem outro motivo para comemorar: com o tempo de 2h36min01, ela bateu o recorde da prova. A melhor marca até então (2h36m07s) pertencia à brasileira Maria Zeferina Baldaia, obtida em 2002.
A queniana, que terminou na segunda posição, liderou até o km 41. Sueli Pereira da Silva terminou em quarto e foi a brasileira mais bem colocada na prova.
Samira quebrou uma série de três vitórias de atletas brasileiras na maratona de São Paulo. Baldaia foi a primeira colocada em 2008; nos dois anos seguintes, a campeã foi Marizete Moreira.
Fonte: UOL
Comentários (0):
deixe seu comentário:
A SportsEventos não se responsabiliza pelo conteúdo de nenhum comentário, o qual não é revisado. Todavia, havendo necessidade, a SportsEventos reserva-se o direito de reprovar, eliminar ou alterar comentários em desacordo com o propósito do site.