Festas de fim de ano: exagerou na comida e na bebida, e agora?
29/12/2012
O fim do ano é regado de festas com muita comida e bebida. Durante os festejos algumas pessoas não conseguem manter a alimentação equilibrada e a balança acaba acusando alguns “quilinhos” a mais. De acordo com a educadora física e nutricionista Juliana Carla Costa Huss, normalmente nas confraternizações de fim de ano o ganho médio de peso gira em torno de 1,5 kg, dependendo da ingestão calórica e energética de cada indivíduo.
Para quem não conseguiu controlar as tentações da época e precisa perder peso, Juliana Huss explica que o ideal é fazer refeições leves, dando preferência para verduras, legumes, saladas e peixe (cozido, assado ou grelhado).
Já para aquelas pessoas que exageraram nas bebidas alcoólicas, a nutricionista aconselha diminuir o consumo de sal e de alimentos industrializados, a fim de amenizar o inchaço causado pelo álcool.
Além disso, desintoxicar o organismo é importante para driblar os maus hábitos alimentares adquiridos durante as festas. Juliana Huss recomenda o consumo de frutas e sucos, por apresentarem baixas calorias, fornecendo fibras, vitaminas e sais minerais para o organismo trabalhar melhor.”Beber bastante água e praticar alguma atividade física é indispensável neste processo de emagrecimento”, lembrou a nutricionista.
Segundo Juliana Huss, com o novo estilo de alimentação e exercícios é possível eliminar, em no máximo duas semanas, os quilos que vieram com as festas de fim de ano.
Dicas
- Dê preferência a saladas, verduras e legumes
- Troque a carne vermelha por carne branca
- Evite enlatados e industrializados
- Diminua o consumo de açúcar, sal e gordura
- Mastigue bem os alimentos
- Beba bastante água
- Coloque frutas e sucos em seu cardápio
- Pratique exercícios físicos
Fonte: Correio de Uberlândia